O WhatsApp é uma aplicação de mensagens criada pela Meta, uma empresa que detém o Facebook e o Instagram. Há alguns anos, ambas as plataformas lançaram controlos parentais na aplicação, em resposta a uma preocupação crescente com a segurança das crianças nas redes sociais. Mas ainda não se sabe se o WhatsApp vai receber a mesma atualização.
Por isso, enquanto esperamos pelas funcionalidades oficiais de controlo parental do WhatsApp, talvez queira considerar ferramentas de terceiros. Neste guia, explicaremos como usá-las e o que mais você pode fazer para manter seu filho seguro no WhatsApp.
O Whatsapp é seguro para crianças?
Não, numa palavra. Embora o WhatsApp não seja uma plataforma típica das redes sociais, apresenta riscos para o seu filho:
- Conteúdo nocivo e explícito. Ao contrário do Facebook ou do Instagram, o WhatsApp não remove automaticamente o conteúdo explícito. Por isso, há uma boa hipótese de os seus filhos verem algo que não deviam em grupos ou canais privados.
- Cyberbullying. As definições de privacidade do WhatsApp permitem que os utilizadores enviem imagens e mensagens que se autodestroem. Assim, as crianças podem sentir-se tentadas a intimidar os outros, pensando que não haverá provas do que fizeram.
- Predadores em linha. Não é difícil para os predadores encontrarem a conta do seu filho em conversas de grupo e canais no WhatsApp. Enviam mensagens de texto às crianças para as induzir a partilhar fotografias obscenas ou a encontrarem-se pessoalmente.
- Fraudes. Os burlões utilizam o WhatsApp para partilhar links maliciosos disfarçados de actualizações de aplicações, vídeos ou mensagens.
A melhor aplicação de controlo parental para o Whatsapp
Devido à encriptação de ponta a ponta, é muito difícil aceder ao histórico de conversas e chamadas de alguém no Whatsapp, pelo que existem apenas algumas ferramentas de controlo parental que podem monitorizar a atividade do WhatsApp. Mas elas existem.
Parentaler é uma das melhores aplicações de controlo parental que pode monitorizar a atividade do seu filho em todas as suas plataformas de redes sociais. A funcionalidade "Controlo parental do WhatsApp", em particular, permite-lhe monitorizar os registos de chamadas, o histórico de conversações e os contactos do seu filho em tempo real. Toda esta informação é armazenada no seu painel de controlo online, ao qual pode aceder a partir de qualquer navegador.
Como instalar o Parentaler no telemóvel do seu filho
Não é preciso muito tempo para começar a monitorizar a atividade do seu filho com o Parentaler. Basta escolher o dispositivo que o seu filho está a utilizar e seguir as nossas instruções fáceis passo a passo.
Como instalar o Parentaler num iPhone
- Aceda a parentaler.com e crie a sua conta gratuita.
- Escolha "iOS" como o tipo de dispositivo que pretende monitorizar.
- Escolha um plano de subscrição que se adeqúe às suas necessidades.
- Quando a sua compra for processada, abra o seu e-mail de boas-vindas. Este contém o seu código de verificação, uma ligação de transferência e os passos de instalação.
- A forma mais simples de instalar o Parenter é através de Wi-Fi Sync. Escolha "Wi-Fi Sync" e clique na ligação.
- Descarregue o Parentaler para o seu PC e instale-o seguindo as instruções apresentadas no ecrã.
- Assim que a aplicação de Controlo Parental do WhatsApp para computador estiver instalada, abra-a e inicie sessão na sua conta Parentaler.
- Ligue o iPhone do seu filho ao PC com o cabo USB.
- Siga as instruções da aplicação de ambiente de trabalho Parentaler para concluir a instalação.
- Desligue o iPhone do seu filho do PC.
- Inicie sessão na sua conta Parentaler a partir de qualquer browser. É isso mesmo!
Instalar o Parentaler num telemóvel Android
- Criar a sua conta em parentaler.com
- Selecione "Android" como o dispositivo que pretende monitorizar.
- Escolha o seu plano de subscrição.
- Abra o seu e-mail de boas-vindas do Parentaler no dispositivo do seu filho. Nele encontrará o seu código de registo e uma ligação para descarregar.
- Desativar o Play Protect antes de instalar o Parentaler. Em seguida, toque na ligação de transferência.
- Quando a transferência estiver concluída, toque em Abrir.
- Siga as instruções no ecrã para instalar o Parentaler.
- Inicie sessão no seu painel de controlo online a partir de qualquer navegador e comece a monitorizar!
Porquê escolher o Parentaler?
Recomendamos o Parentaler porque permite-lhe:
- Monitorize as conversas individuais e em grupo do seu filho.
- Veja capturas de ecrã de mensagens, imagens e vídeos que se autodestroem.
- Saber quem liga ao seu filho no WhatsApp e quando.
- Adicione palavras-chave específicas a uma lista e receba alertas quando o seu filho as utilizar nas mensagens.
- Acompanhe a localização do seu filho em tempo real.
- Limitar o tempo de utilização do WhatsApp à distância.
Dica de bónus: Configurar as definições de privacidade do Whatsapp
A Meta ainda não lançou a aplicação "WhatsApp para crianças", como fez com o Messenger Kids. Mas pode alterar algumas definições para manter o seu filho seguro online:
Bloquear contactos indesejados
- Toque em Definições.
- Selecionar Privacidade.
- Selecione Bloqueado.
- Toque no botão "Adicionar novo" e escolha os contactos que pretende bloquear.
Ocultar estado online
- Aceder a Definições.
- Toque em Privacidade.
- Selecione Visto pela última vez e, em seguida, escolha quem pode ver quando o seu filho está em linha.
Ocultar imagem do perfil
- Toque em Definições.
- Ir para Privacidade.
- Selecione Foto do perfil.
- Escolha quem pode ver a fotografia de perfil do seu filho.
Desativar a localização em direto
- Abrir Definições.
- Toque em Privacidade e, em seguida, selecione Localização em direto.
- Excluir contactos específicos da visualização da localização do seu filho.
Restringir a adição de outros utilizadores a chats de grupo
- Toque em Definições.
- Selecione Privacidade e, em seguida, toque em Grupos.
- Selecionar quem pode adicionar o seu filho a grupos.
FAQ
Eduque o seu filho sobre os riscos que pode enfrentar no WhatsApp e noutras aplicações de redes sociais. Explique-lhe como funcionam as definições de privacidade e as aplicações de controlo parental, porque as está a definir e o que deve fazer se algo o fizer sentir inseguro. A criança compreenderá o seu ponto de vista e estará mais aberta a partilhar os seus problemas consigo.
Sim, pode instalar uma aplicação de controlo parental no dispositivo do seu filho para saber o que ele está a fazer no WhatsApp em tempo real. Também recomendamos a definição de restrições do WhatsApp para evitar que estranhos contactem o seu filho.
Parentaler é a melhor aplicação de controlo parental. Monitoriza a atividade do seu filho em todas as plataformas de redes sociais e mensageiros instantâneos, incluindo o WhatsApp. Saberá sempre quem lhes envia mensagens de texto, o que dizem e quando o dizem.
Conclusão
A Meta ainda não introduziu funcionalidades especiais de controlo parental do WhatsApp, por isso não pode fazer muito dentro da aplicação para manter o seu filho seguro. A melhor coisa que pode fazer é considerar a instalação de uma aplicação de rastreio de redes sociais de terceiros que suporte a monitorização do WhatsApp, como o Parentaler. Experimente agora e tenha a tranquilidade de saber que seu filho está protegido.