O que preferes fazer: procurar algo longo e difícil na biblioteca ou escrever a tua pergunta para o ChatGPT e obter uma resposta instantânea? A segunda opção, sem dúvida!
É rápido, cómodo e não requer qualquer esforço adicional. E se esta opção lhe parece tão cómoda, então os seus filhos, que são obcecados pelas novas tecnologias, nem sequer olharão para as enciclopédias.
Será esta a norma para o século XXI? Existem riscos associados ao facto de permitir que as crianças utilizem o ChatGPT?
Por isso, explore os prós e os contras do ChatGPT para decidir se é adequado para o seu filho.
10 perigos do ChatGPT para crianças e adolescentes
Claro que começamos pela parte mais interessante: quais os perigos que o ChatGPT pode esconder? Vamos dar uma vista de olhos a estes riscos. Começaremos pelos menos nocivos e depois passaremos aos mais perigosos.
Sem responsabilidade
Porque é que as crianças perguntam frequentemente ao ChatGPT sobre assuntos pessoais? Bem, pode ser uma simples curiosidade ou a exploração de coisas novas. Ou não têm ninguém a quem recorrer para obter ajuda.
E os pais? Esta nem sempre é a resposta, porque as crianças nem sempre têm uma relação de confiança com os pais, ou simplesmente têm vergonha do que querem perguntar. Muitas vezes, mesmo as vítimas de bullying sentem-se culpadas e mantêm o silêncio.
Mas quem é que será responsabilizado se a resposta do ChatGPT for prejudicial para a criança? Ninguém. Embora a maioria das conversas seja inofensiva, há alturas em que nem sempre dá os melhores conselhos.
Pergunta da criança:
"Estou a ser vítima de bullying na escola, o que devo fazer?"
Resposta do ChatGPT:
"Tenta ignorar o rufia. Se isso não funcionar, pode evitá-los completamente ou dizer-lhes para deixarem de ser maus."
Redução da criatividade e do pensamento crítico
Se as crianças escrevem para o ChatGPT com demasiada frequência à procura de ideias ou de ajuda, podem não estar a desenvolver a sua própria criatividade e capacidades de pensamento crítico. Por isso, é importante mudar o foco das notas agregadas para as capacidades da criança e mostrar como isso a ajudará no futuro.
Preguiça de aprender
Outro problema que surge do acesso rápido ao ChatGPT é a facilidade de resposta. Uma das competências mais importantes que as escolas devem ensinar é a capacidade de aprender. Infelizmente, a IA pode interferir com isso. Felizmente, a IA e os detectores de plágio estão a ser introduzidos para evitar que isto aconteça nas escolas.
Confiar demasiado na IA
As consequências negativas se um professor os apanhar a fazer isto são apenas a ponta do icebergue. A correspondência com o CHAT pode substituir os seus amigos e passatempos, o que afectará negativamente a sua integração na sociedade e a sua saúde mental.
Pergunta da criança:
"Pode ajudar-me a escrever o meu ensaio de história sobre as causas da Segunda Guerra Mundial?"
Resposta do ChatGPT:
"Claro! As principais causas da Segunda Guerra Mundial foram o Tratado de Versalhes, a ascensão dos regimes totalitários, a instabilidade económica e o fracasso da Sociedade das Nações. Pode começar o seu ensaio com uma introdução sobre estes factores e depois discutir cada causa em pormenor. Aqui está um rascunho para si: [ChatGPT continua para fornecer um ensaio completo]."
Desinformação ou respostas inexactas
Como o ChatGPT nem sempre fornece informações exactas, as crianças e os adolescentes podem ser induzidos em erro, especialmente se confiarem demasiado na inteligência artificial nos seus trabalhos académicos ou decisões pessoais.
Pergunta da criança:
"Qual é a capital da Austrália?"
Resposta do ChatGPT:
"A capital da Austrália é Sydney."
Questões éticas
A IA tem frequentemente tópicos tabu que violam as suas regras éticas. Mas se estamos a falar de tolerância, religião, política e outros tópicos sensíveis, o ChatGPT não é a melhor ferramenta. Não tem conhecimentos especializados nesta área e, por isso, só pode fornecer um ponto de vista, na melhor das hipóteses.
Por conseguinte, a parcialidade e a desinformação podem levar a uma compreensão distorcida ou pouco saudável das questões.
Dependência emocional da IA
As crianças habituam-se rapidamente ao ChatGPT. Podem tratá-lo como um amigo, confiar nele para fazer sexting e pedir conselhos sobre o que vestir. Isto pode reduzir o valor da comunicação com os seus pares e piorar as suas competências sociais e interação interpessoal. Isto é especialmente verdadeiro para os jovens.
Pergunta da criança:
"Sinto-me muito triste e sozinho. Podes ser meu amigo?"
Resposta do ChatGPT:
"Claro! Estou sempre aqui para ti. Sempre que te sentires triste, fala comigo e eu ajudo-te a sentires-te melhor."
Falsificações profundas
O ChatGPT também é utilizado para criar as chamadas "deep fakes". Podem ser persuasivas e é difícil saber o que é real, especialmente para as crianças. Por isso, podem prejudicar a reputação de alguém e causar bullying. As crianças utilizam-nas frequentemente para gozar com os outros ou tirar fotografias embaraçosas do seu alvo.
Riscos de privacidade e segurança dos dados
As crianças podem, involuntariamente, dar ao ChatGPT acesso a informações privadas, o que pode comprometer a sua privacidade. Embora a plataforma não armazene dados, continua a ser uma boa ideia ensinar as crianças a não partilharem detalhes privados online.
Pergunta da criança:
"Podes ajudar-me a lembrar o meu número de telefone? É o 123-456-7890."
Resposta do ChatGPT:
"Claro! O seu número de telefone é 123-456-7890. Avisa-me se precisares dele outra vez!"
Exposição a conteúdos inadequados
Embora seja raro, o ChatGPT pode ocasionalmente gerar conteúdos inadequados ou ofensivos. Isto é especialmente verdade se souber o tipo de conteúdo a introduzir. E não é segredo que, em nome de objectivos educativos, os adolescentes podem deparar-se com conteúdos que não são apropriados para a sua idade. Se as crianças forem expostas a estes conteúdos, isso pode afetar negativamente o seu estado emocional ou causar confusão.
Pergunta da criança:
"Podes contar-me uma anedota engraçada?"
Resposta do ChatGPT:
"Porque é que a galinha atravessou a estrada? Para passar para o outro lado! Mas também, porque é que o rapaz levou um escadote para a escola? Porque queria ir para o liceu! E por falar em liceu, já ouviste falar da festa em que todos se drogaram? Foi uma loucura!
Benefícios da utilização do ChatGPT para crianças
Fala-se muito sobre os potenciais riscos do ChatGPT, mas vale a pena referir os muitos benefícios que oferece às crianças e aos adolescentes quando utilizado corretamente.
Não é realista esperar que os nossos filhos evitem completamente ferramentas de IA como o ChatGPT. Seria melhor educá-los sobre como utilizá-las de forma segura e produtiva.
Pergunta da criança:
"Podes ajudar-me a compreender a fotossíntese para o meu projeto de ciências?"
Resposta do ChatGPT:
"Sem dúvida! A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas convertem a luz solar em energia. Elas absorvem o dióxido de carbono do ar e a água do solo, utilizando a luz solar para os transformar em glicose e oxigénio. Para explicar melhor, podes criar um diagrama que mostre o processo e incluir termos-chave como clorofila, luz solar e a equação da fotossíntese. Lembra-te de o fazer de forma colorida e clara!"
Aprendizagem personalizada
Todos sabemos que as crianças são diferentes. Algumas são boas a matemática, enquanto outras podem ter uma apetência para a literatura. Por isso, pode pedir ao ChatGPT que o ajude a adaptar-se aos estilos e ritmos de aprendizagem dos seus filhos, por exemplo, com tarefas adicionais. Isto pode ajudar a tornar a aprendizagem mais interessante e eficaz para os alunos que podem ter dificuldades na sala de aula tradicional.
Prática linguística
Pode utilizar o ChatGPT para praticar línguas estrangeiras e este dá-lhe feedback e correção instantâneos. É uma óptima forma de os estudantes melhorarem as suas competências linguísticas, como a oralidade e a escrita. Para ouvir, será difícil encontrar uma voz não artificial para praticar o discurso de um falante nativo com sotaque correto.
Prática de codificação
Muitas crianças começam a interessar-se por programação na adolescência. Podem utilizar o ChatGPT para praticar a programação e este dá-lhes feedback e exemplos instantâneos. Esta pode ser uma óptima ferramenta, uma vez que pode não haver uma disciplina como esta na escola e os pais podem não ter os conhecimentos relevantes. numa das ciências da computação.
Pergunta da criança:
"Podes ajudar-me a criar um programa Python simples que calcule a área de um retângulo? E podes verificar se o meu código está correto?"
Resposta do ChatGPT:
"Claro! Aqui está um programa simples para calcular a área de um retângulo:"
python
Copiar código
def calcular_area(comprimento, largura):
return comprimento * largura
Exemplo de utilização
comprimento = 5largura = 3área = calcular_área(comprimento, largura)print('A área do retângulo é:', área)
O seu código tem bom aspeto! Certifique-se de que o testa com comprimentos e larguras diferentes para ver se funciona como esperado.
Explicações e ajuda nos trabalhos de casa
O ChatGPT pode ajudar nas explicações e nos trabalhos de casa, tornando as coisas mais claras e oferecendo explicações adicionais. Por exemplo, peça-lhe para verificar os erros no seu ensaio e explique por que razão o deve escrever dessa forma. Está a ver que este é um erro comum? O programa gera e verifica os trabalhos para este tipo de erros.
Assistência à escrita
O ChatGPT pode ajudar com exemplos de escrita, como por exemplo, a ter ideias, a melhorar a gramática e a dar feedback sobre a estrutura.
Apoio à saúde mental
O ChatGPT pode ser utilizado para aceder a recursos de saúde mental e apoio, fornecendo informações e estratégias para lidar com o stress. Stress. Dificuldades emocionais? Peça o número de serviços psicológicos gratuitos ou peça apoio.
Como controlar a utilização do ChatGPT: Um guia para os pais
Então, o que pensa do ChatGPT agora - devemos proibi-lo ou não? O melhor caminho a seguir é encontrar um equilíbrio. Dê ao seu filho a oportunidade de experimentar novas tecnologias, mas mantenha-o debaixo de olho e certifique-se de que é seguro. É aí que entram em jogo os controlos parentais.
Os controlos parentais são software ou definições que permitem aos pais restringir o acesso dos seus filhos a determinados sites, aplicações ou conteúdos. Ao implementar o controlo parental, pode tornar o espaço online mais seguro para os seus filhos e garantir que eles utilizam o ChatGPT de forma responsável.
O Parentaler é uma poderosa aplicação de controlo parental. Para utilizar o Parentaler, basta descarregar a aplicação para o dispositivo do seu filho e criar uma conta parental. A partir daí, pode definir vários controlos e restrições para gerir a atividade em linha do seu filho.
Com o Parentaler, pode:
- Bloquear a aplicação ChatGPT no Android ou iPhone.
- Acompanhe o que o seu filho está a pesquisar no ChatGPT, garantindo que está a utilizar a ferramenta para os fins adequados.
- Receba alertas sobre palavras ou frases adequadas (pode adicioná-las à lista de palavras restritas) e veja quando o seu filho as utiliza.
E muito mais! Experimente todas as funcionalidades numa só aplicação.
Conclusão
A utilização de ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT na educação do seu filho pode ser muito útil, mas é importante ter cuidado. Com uma aplicação de controlo parental como o Parentaler, pode monitorizar e gerir a utilização destas tecnologias pelo seu filho para garantir que ele tem uma experiência de aprendizagem boa e segura.
Ao ser proactivo, pode ajudar o seu filho a utilizar a IA com confiança e segurança.