Se está a ler isto, sabe algo sobre a utilização do telemóvel que 60% dos pais muitas vezes ignoradas.
Limitar o tempo de ecrã dos seus filhos não é suficiente para os manter em segurança. Deve estar atento ao que estão a fazer nos telemóveis e intervir se necessário.
Não é uma tarefa fácil, mesmo que já tenha definido regras familiares para os dispositivos. As crianças utilizam os seus telemóveis para tantas coisas que detetar quaisquer ameaças se torna um problema de "agulha no palheiro". Mensagens, histórico de navegação ou subscrições do TikTok - o que procurar ao bisbilhotar um telemóvel?
Aqui, damos uma resposta completa a esta questão.
Porque é que os pais devem consultar o telemóvel dos seus filhos?
Os pais devem vigiar os telemóveis dos seus filhos? Sim, e aqui está o porquê.
A Internet e as tecnologias digitais estão ainda na fase inicial da sua evolução. Embora os líderes do sector, como a Meta, estejam a trabalhar para melhorar os mecanismos existentes de proteção das crianças, os pais têm de acompanhar de perto as actividades em linha dos seus filhos. Existem demasiadas lacunas que os predadores sexuais, os bullies e os cibercriminosos podem explorar.
O investigação recente do BCG corrobora esta afirmação: 72% das crianças dos 8 aos 17 anos sofreram pelo menos uma ameaça em linha, como conteúdos inadequados, ciberbullying, avanços sexuais não desejados e roubo de dados.
Assim, a resposta curta à razão pela qual os pais devem verificar o telemóvel dos seus filhos é que só a sua intervenção - monitorização regular do telemóvel - pode realmente proteger as crianças de danos. Os motores de busca, as plataformas de redes sociais e as lojas de aplicações têm algum tipo de ferramentas de segurança incorporadas, mas não são perfeitas para detetar todas as ameaças.
O que devo procurar quando verifico o telemóvel dos meus filhos?
Segue-se uma lista do que deve ser procurado quando se consulta o telemóvel da criança:
Conteúdo adequado à idade
A Internet está cheia de coisas para as quais as mentes jovens não estão preparadas, por isso, verifique novamente todas as aplicações, jogose os ficheiros que os seus filhos descarregaram para os telemóveis. Se não tiver a certeza de que uma aplicação é adequada para a idade deles, consulte-a na App Store ou no Google Play.
Tempo de ecrã
Independentemente do conteúdo que o seu filho consome, o tempo de ecrã excessivo prejudica o seu desenvolvimento mental e físico. Coloque o tempo de ecrã na sua lista "o que verificar no telemóvel". Se exceder 2 horas, ajude o seu filho a criar uma nova rotina e incentive-o a participar em actividades offline.
Atividade nas redes sociais
Redes sociais é um terreno fértil para predadores sexuais e rufias. Se o seu filho tiver perfis em plataformas onde é possível conhecer novas pessoas, mantenha-se atento à sua atividade. Isto inclui listas de amigos, publicações, comentários e histórias.
Definições de localização
Os pais devem consultar as definições do telemóvel dos seus filhos, incluindo as definições de partilha de localização? Sem dúvida. Quando instalam aplicações, as crianças concedem muitas vezes permissões sem pensar duas vezes. O mesmo se aplica à publicação de geotags nas plataformas de redes sociais. Todas estas coisas representam uma séria ameaça à segurança do seu filho, porque os estranhos podem facilmente utilizar os dados de localização para seguir o seu paradeiro.
Lista de contactos
Os predadores em linha podem tentar atrair o seu filho para "conversas privadas" fora das plataformas de redes sociais onde se conheceram. Verifique regularmente os contactos do seu filho para ver se ele adicionou algum número suspeito.
Mensagens
O que procurar no telemóvel dele depois de abrir a aplicação de mensagens? Qualquer mensagem sugestiva ou invasiva de estranhos deve fazer soar o alarme. Procure mensagens que digam algo como: "Envia-me uma fotografia que se autodestrua, para que ninguém saiba", "Onde estudas? Podíamos encontrar-nos depois das aulas" ou "És tão maduro para a tua idade".
Sugestão: Atualmente, a maioria das crianças não utiliza as aplicações SMS predefinidas para conversar. Certifique-se de que verifica os seus mensageiros instantâneos como o WhatsApp, Viber e aplicações de redes sociais. |
Conteúdo eliminado
Vamos admitir isto: todas as crianças escondem coisas dos pais. Se está a pensar em como procurar no telemóvel de alguém porque não encontrou nada de suspeito, os seus filhos podem ter apagado essas conversas, fotografias e vídeos. Verifique a pasta "Recentemente apagados" para ver se não há nada de grave com que se preocupar.
Histórico de navegação
Os pais devem monitorizar a utilização da Internet pelos seus filhos? Sim, porque é fácil contornar as restrições de idade em sítios Web como o YouTube ou o Netflix. Consulte o seu histórico de navegação para detetar qualquer conteúdo para maiores de 18 anos.
Histórico de chamadas
As crianças e os adolescentes preferem enviar mensagens de texto a telefonar. Se contactarem alguém frequentemente através de chamadas telefónicasSe a pessoa em causa tiver uma relação muito próxima com o seu filho, é possível que este tenha uma relação próxima com ele. Dê uma vista de olhos nos registos de chamadas para ver se há números ou nomes que não reconhece.
Como posso saber o que está no telemóvel do meu filho?
Com tantas coisas para procurar no telemóvel do seu filho, é realmente difícil controlar as suas actividades diárias. Quase metade dos pais admitem que só verificam os telemóveis dos seus filhos uma vez por semana. Isso não é suficiente para os manter seguros.
Mas, tendo em conta o facto de estarmos todos muito ocupados hoje em dia, como ver o que o seu filho está a fazer no telemóvel mais vezes? Aqui está uma resposta de uma palavra: Parentaler.
Parentaler é uma aplicação de controlo parental de vanguarda que lhe permite monitorizar as actividades dos seus filhos em tempo real. Pode ver tudo o que eles fazem nos seus telemóveis a partir de um único local: o seu painel de controlo online. Chamadas, mensagens de textoOTP3T mostra tudo: conversas apagadas, ficheiros multimédia, histórico de navegação, locais visitados e localização em tempo real.
Como instalar o Parentaler no telemóvel do seu filho
A sua paz de espírito está a um clique de distância. Siga os nossos passos simples sobre como aceder ao telemóvel de alguém com o Parentaler:
Passo 1. Criar a sua conta
Aceda a parentaler.com e preencha um pequeno questionário para obter um conjunto de funcionalidades personalizado com base nas necessidades da sua família.
Passo 2. Escolha o seu plano
Decida quanto tempo quer utilizar o Parentaler e escolha um plano de subscrição.
Passo 3. Configurar
Siga as instruções fornecidas no seu e-mail de boas-vindas para configurar o Parentaler no dispositivo do seu filho.
Passo 4. Iniciar a monitorização
E é tudo! Agora, pode aceder à sua conta Parentaler a partir de qualquer dispositivo e ver o que os seus filhos estão a fazer em qualquer altura.
Conclusão
A principal razão porque é que os pais devem vigiar os telemóveis dos seus filhos é que o mundo digital não é completamente seguro. Oito em cada dez as crianças afirmam que gostariam de pedir ajuda aos pais se se sentissem ameaçadas em linha, pelo que é necessário vigiá-las de perto para evitar quaisquer perigos. O Parentaler permite-lhe fazer isso mesmo. Obtenha-o hoje e esteja presente para os seus filhos quando eles mais precisarem de si!
FAQ
Sim, mas apenas se suspeitar que o seu filho está a ser vítima de ciberbullying ou de qualquer outra ameaça digital.
A decisão é sua e do seu filho. Na maior parte das jurisdições, é ilegal mexer no telemóvel de uma pessoa quando esta faz 18 anos.
Para saber mais, consulte as definições de tempo de ecrã no dia seguinte. Para uma monitorização em tempo real, utilize uma aplicação de controlo parental.
Sim, mas esta não é uma tarefa fácil. É necessário saber como funciona o router e quais as definições a verificar.