

Os iPhones são alguns dos principais smartphones e os produtos de maior sucesso da Apple. Nos anos 4th trimestre de 2024, as vendas do iPhone representaram 23% do total de vendas de smartphones no mundo. Como os aparelhos são tão populares, não é de estranhar que o seu filho lhe peça um. Mas é aqui que começam as preocupações.
Como quer que o seu filho esteja seguro e longe de conteúdos nocivos, começa a perguntar-se como configurar o iPhone para uma criança. Neste artigo, vamos analisar os diferentes métodos a utilizar para configurar o iPhone do seu filho, de modo a poder restringir razoavelmente o acesso ao dispositivo quando necessário.
Definir o controlo parental no iPhone
Uma das formas mais eficazes de tornar um iPhone à prova de crianças é instalar o Parentaler. O Parentaler é uma aplicação de monitorização de crianças que lhe permite ver o que o seu filho tem acedido no respetivo dispositivo. Também lhe permite limitar remotamente determinados sítios Web e caraterísticas.
O que torna este programa uma boa escolha é o facto de poder fazer tudo de forma anónima. Assim, não só o seu filho não saberá que o está a vigiar, como também evitará que a vossa relação seja prejudicada.
A aplicação permite-lhe acompanhar tudo a partir do seu telemóvel, pelo que não precisa de tirar o telemóvel do seu filho sempre que quiser verificar alguma coisa.
O Parentaler permite-lhe ver as mensagens, os registos de chamadas, os contactos, as fotografias, os vídeos e a atividade nas redes sociais do seu alvo.
Pode até seguir a localização do seu filho, bloquear aplicações, filtrar conteúdos e controlar o tempo de ecrã.
Quando algo suspeito acontece, pode receber alertas no seu telemóvel para poder agir rapidamente e garantir a segurança do seu filho.
Antes de tentar outros métodos, comece por instalar o Parentaler. É uma boa forma de obter uma cópia de segurança completa e visibilidade antes de o seu filho poder contornar quaisquer outras restrições. Compre o software e certifique-se de que consegue ver tudo e aceder a todos os controlos parentais a partir do painel de controlo.
Ativar o tempo de ecrã e as restrições

A criação de regras e restrições para o tempo de ecrã é uma das tácticas mais comuns que os pais utilizam antes de configurarem um iPhone para uma criança. Isto garante que o seu filho não vai ficar horas ao telemóvel, perder o sono ou evitar os trabalhos de casa.
O iOS tem uma funcionalidade de Tempo de ecrã nas definições do dispositivo. Pode activá-la tocando em "Este é o telemóvel do meu filho" ao ativar a funcionalidade na página de definições. Depois, só tem de seguir as instruções. Não se esqueça também de definir um código de acesso. Isto garante que o seu filho não pode alterar as definições.
Também é possível configurar restrições de conteúdo e privacidade para bloquear um iPhone contra conteúdo adulto. Para tal, deve procurar a opção "Restrições de conteúdo e privacidade" nas Definições, tocar em "Restrições de conteúdo" e ajustar as definições para o nível de conteúdo adulto a que a criança tem acesso.
Também pode permitir o acesso a sítios Web específicos no ecrã Restrições de conteúdo. Depois, controle os resultados da pesquisa tocando em Conteúdo da pesquisa na Web e Linguagem explícita. O acesso a jogos multijogador também pode ser controlado.
Definir tempo de inatividade
Ao configurar um iPhone para uma criança, deve também ter em conta o tempo de inatividade. As crianças tentam ficar ao telemóvel mais tempo do que é suposto, especialmente na hora de dormir. Estabelecer um tempo de inatividade garante que haverá espaço suficiente para estudar, passar tempo com a família e dormir.
Pode preparar um telemóvel Apple para crianças ajustando o tempo de inatividade em vários dias. Eis como o pode fazer:
- Toque em Tempo de inatividade.
- Estabeleça uma hora de início e de fim. Antes do início do tempo de inatividade, o seu filho receberá um lembrete. Isto acontecerá com 5 minutos de antecedência.
- Ativar a opção "Bloquear em tempo de inatividade".
Por exemplo, deve optar por algo como 1-2 horas de tempo de ecrã diário e tempo de inatividade das 20h30 às 7h30 nas noites de escola para manter hábitos de sono saudáveis.
Definir limites de aplicações

A definição de limites específicos para as aplicações é uma das melhores formas de tornar um iPhone amigo das crianças. Os limites podem ser diferentes consoante a aplicação.
Por exemplo, pode optar por algo como 30 minutos por dia para as redes sociais, 1 hora por dia para jogose assim por diante.
Os limites podem ser repostos todos os dias e personalizados por aplicação. Para o fazer facilmente, siga estes passos:
- Toque em "Limites de aplicações" no telemóvel do seu filho e, em seguida, em "Adicionar limite".
- Selecione o círculo junto à categoria de software que pretende limitar e, em seguida, toque em "Todas as aplicações e categorias". Também pode selecionar aplicações específicas para diferentes restrições a partir de um menu pendente.
- Toque em "Seguinte".
- Estabeleça uma hora e é apresentada a opção "Personalizar dias". Pode definir limites para dias específicos aqui.
- Toque na categoria ou no nome da aplicação para regressar à página anterior.
- Ativar "Bloqueio no fim do limite".
Se está a pensar como tornar um iPhone à prova de crianças porque está preocupado com a utilização das redes sociais, adicione mais limites a estas aplicações. Limite o Snapchat, o TikTok e o YouTube a 30 minutos por dia. Reveja esta utilização com o seu filho todas as semanas.
Configurar a delimitação geográfica
A delimitação geográfica é boa para definir o controlo parental no iPhone, pois permite-lhe ver a localização do seu filho. Funciona bem em casa, nas zonas escolares ou até em casa de amigos.
Por exemplo, o Parentaler tem um funcionalidade de geofencing. Funciona permitindo-lhe estabelecer áreas específicas onde o seu filho pode ir. Quando ele entra numa zona proibida, recebe um alerta.
O Parentaler também lhe dá o histórico de localização do seu filho, para que possa ver exatamente o que ele tem andado a fazer, se não puder olhar constantemente para a aplicação.
Para garantir que o seu filho se mantém na escola, defina alertas para a escola. Estes podem ser entre 8 e 15 horasdependendo do programa escolar do seu filho.
Restringir as compras na App Store

Para saber como tornar o iPhone à prova de crianças, pode também restringir as compras na loja de aplicações. Isto não só manterá os seus filhos afastados de aplicações perigosas, como também evitará despesas desnecessárias.
Esta restrição desactivará as compras na aplicação e exigirá a aprovação dos pais para descarregamentos e compras.
- Aceder a "Definições".
- Aceder a "Tempo de ecrã".
- Aceder a "Restrições de conteúdo e privacidade".
- Navegue até iTunes & App Store Purchases.
- Toque em "Compras na aplicação" e defina-a como "Não permitir".
- Também pode impedir a instalação ou a eliminação de aplicações aqui.
Se a "Partilha com a família" estiver activada e a conta do seu filho estiver associada, active a opção "Pedir para comprar". Isto ajudá-lo-á a controlar as compras mais facilmente.
Bloquear conteúdo explícito no Safari
Para configurar um iPhone no modo de criança, é necessário restringir todo o acesso a conteúdos explícitos, como sites para adultos. Eis como o pode fazer:
- Aceder a Restrições de conteúdo e privacidade.
- Toque em "Restrições de conteúdo".
- Escolha o nível de conteúdo adulto que pretende que o seu filho veja em filmes, podcasts, música, aplicações e muito mais.
- Toque em "Conteúdo da Web" para limitar o acesso a determinados sítios Web.
Se necessário, pode adicionar excepções manualmente. Isto pode ser feito através da opção "Limitar sítios Web para adultos".
Definir limites de comunicação

Estabeleça limites de comunicação para evitar que o seu filho fale com estranhos ou pessoas perigosas. Isto pode evitar mensagens de texto a altas horas da noite ou conversas com pessoas com más intenções.
Eis como controlar a comunicação através do AirDrop, FaceTime ou Mensagem:
- Aceder a Limites de comunicação.
- Desactive a opção Permitir edição de contactos para que o seu filho não possa fazer alterações.
- Toque em "Durante o tempo de ecrã" para limitar o número de pessoas com quem a criança pode falar durante o tempo de ecrã estabelecido. Pode escolher entre Todos, Apenas contactos e Contactos e grupos.
- Toque em Contactos específicos" para definir limites sobre quem o seu filho pode contactar durante o Tempo de inatividade.
- Selecione "Adicionar contactos".
- Toque em "Escolher entre os seus contratos" para fazer escolhas.
Crie uma lista branca de números de confiança que possam contactar a criança durante o tempo de inatividade para situações especiais. Estes incluem os pais, avós ou amigos da escola.
Monitorização de redes sociais
Mesmo que seu filho possa usar as mídias sociais, você não quer que ele esconda o que está fazendo. O Parentaler pode rastrear mensagens de redes sociais, chamadas, conteúdos de média, publicações e muito mais. A aplicação permite-lhe ainda verificar as mensagens apagadas.
Pode monitorizar aplicações como o Facebook Messenger, o Instagram, o Snapchat, o Telegram, o Kik e o Viber para controlar as mensagens de texto e as chamadas. Também pode limitar o tempo que o seu filho pode utilizar nestas aplicações. Defina limites de 30 minutos, 1 hora e mais para a utilização das redes sociais.
Em vez de bloquear aplicações, monitorize as tendências de utilização para ver o que o seu filho faz habitualmente. Fale sobre segurança com o seu filho para que ele compreenda a importância de ser cauteloso. Diga-lhe também porque é que pode ter de optar por restrições se ele não respeitar as limitações estabelecidas.
Conclusão
Se tem andado a pensar em como tornar o iPhone seguro para uma criança, agora já sabe o número de opções que pode utilizar. O Parentaler é a melhor escolha para delimitação geográfica, monitorização de chamadas e mensagens. Ajuda-o a controlar a utilização das redes sociais e a definir vários tipos de controlo parental.
Os iPhones também têm funcionalidades incorporadas para uma boa monitorização. Antes de os utilizar, adquira o Parentaler para maior tranquilidade e acesso garantido ao dispositivo do seu filho.