Sabia que 45% de crianças com menos de 13 anos utiliza o Facebook diariamente?
Isso explica por que razão o gigante tecnológico se esforça tanto por atualizar as ferramentas de segurança, monitorizar regularmente os conteúdos e analisar as contas suspeitas.
Recentemente, a plataforma introduziu uma nova funcionalidade - controlos parentais integrados no Facebook - para permitir que os pais e tutores escolham quem pode contactar os seus filhos e que conteúdos podem ver.
É um ótimo complemento para as suas caraterísticas de segurança, mas será que funciona mesmo? Há alguns problemas potenciais a ter em conta? Deverá considerar outras opções para monitorizar a atividade em linha do seu filho?
Vamos analisar tudo isto e ver o que pode realmente fazer para proteger o seu filho no Facebook.
É possível colocar controlos parentais no Facebook?
Sim, há muito que se pode fazer com os controlos parentais do Facebook. A maioria dos pais configura-os para limitar o tempo de ecrã, filtrar manualmente conteúdos inadequados e impedir que estranhos enviem mensagens aos seus filhos. Tanto os controlos integrados como os de terceiros controlos parentais permitem-lhe fazê-lo, mas as soluções de terceiros são normalmente mais personalizáveis e ricas em funcionalidades.
2 melhores formas de definir o controlo parental no Facebook
Definir o controlo parental no Facebook é fácil. Pode escolher entre ferramentas incorporadas e aplicações de terceiros - ambas as opções são simples de utilizar.
#1 Escolha: Parentaler Controlo parental do Facebook (não é necessário acesso físico)
Se quiser monitorizar a atividade do Facebook do seu filho sem ter de verificar o telemóvel dele todos os dias, considere Parentaler. É uma aplicação avançada de controlo parental do Facebook que lhe permite ver em tempo real o que o seu filho anda a fazer em todas as redes sociais.
Com o Parentaler, obtém um painel de controlo personalizado que lhe mostra uma lista completa dos perfis das redes sociais do seu filho, incluindo o Facebook. A partir daqui, pode:
- Ver qualquer conversa que tem lugar no Facebook, tal como se estivesse ligado à sua conta. O Parentaler apresenta mensagens num formato semelhante a uma conversa, juntamente com imagens partilhadas, vídeos e informações sobre os participantes na conversa.
- Verificar a lista de amigos do seu filho ono Facebook. Ver os seus nomes completos e fotografias de perfil.
- Adicionar palavras e frases a uma lista negra. O Parentaler alerta-o se o seu filho utilizar estas palavras em conversas com amigos.
O Parentaler também possui um conjunto de ferramentas de controlo remoto. Pode utilizá-lo para gerir o tempo de ecrã dos seus filhos e impedi-los de aceder a aplicações e sítios Web viciantes. Se precisar de bloquear a aplicação do Facebook, basta tocar no botão "Bloquear" junto ao respetivo ícone.
#2 Criar uma conta do Facebook para pais e filhos (é necessário acesso físico)
Os controlos parentais incorporados são um pouco diferentes das aplicações parentais "clássicas". Não pode simplesmente bloquear conteúdos para adultos no Facebook antes de chegarem ao seu filho ou verificar as suas mensagens através do seu painel de controlo online.
Para que este método funcione, é necessário aceder ao dispositivo do seu filho, criar uma nova conta de pais e filhos em Crianças mensageiras, active as definições de privacidade corretas (partilhá-las-emos abaixo) e verifique a atividade do seu filho sempre que necessário.
É possível bloquear conteúdo sexual no Facebook Kids? Podes rever os pedidos de amizade através da tua conta parental e definir limites de tempo. Também pode apagar imagens ou vídeos do histórico de conversação do seu filho (depois de os ter enviado ou recebido). Esta é uma grande desvantagem da versão para crianças do Facebook.
Agora, vamos ver o que pode fazer no Messenger Kids para proteger o seu filho:
- Adicionar e remover amigos para o seu filho. Localize o ícone do Messenger Kids na sua página inicial. Selecione a conta do seu filho. Clique em Amigos. Siga as indicações no ecrã para adicionar ou remover os amigos do seu filho.
- Remover imagens. Não é possível bloquear conteúdos inadequados na aplicação do Facebook para crianças antes de alguém lhos enviar. Mas pode eliminá-lo do histórico de conversação. Para o fazer, clique no ícone do Messenger Kids, escolha a conta do seu filho e selecione as imagens que pretende remover.
- Configurar o "Modo de suspensão". Clique no ícone do Messenger Kids, selecione a conta do seu filho, escolha Controlos e clique em Modo de suspensão. Em seguida, defina as horas de início e de paragem.
- Descarregue as informações do seu filho. Clique no ícone do Messenger Kids, selecione a conta do seu filho e escolha Transferir informações de [Nome] para obter o histórico de conversas do Facebook do seu filho.
Como definir o controlo parental no Facebook?
Se quiser acompanhar a atividade online do seu filho e nunca perder nada, considere uma solução mais abrangente do que os controlos parentais integrados no Facebook. Para isso, recomendamos o Parentaler. Dá-lhe uma visão completa da atividade do seu filho em todas as redes sociais, e a sua configuração é simples.
Eis o que tem de fazer:
- Ir para parentaler.com e clique no botão "Experimentar agora".
- Assinale as funcionalidades que pretende incluir no seu plano personalizado. Depois disso, verá uma lista de planos disponíveis. Escolha o que melhor se adequa a si.
- Quando a sua compra for processada, abra o seu e-mail de boas-vindas do Parentaler. Este contém um código de licença, uma ligação de transferência e instruções de instalação. Clique nele e siga os passos para instalar o Parentaler no dispositivo do seu filho.
- Inicie sessão no seu Controlo e escolha Facebook no menu para começar a monitorizar a atividade do seu filho.
Quais são os riscos do Facebook para as crianças?
O Facebook é um ótimo local para os seus filhos se ligarem a amigos, explorarem comunidades que lhes interessam e simplesmente passarem um bom bocado. Mas, apesar de todos os esforços que a plataforma faz para criar um ambiente digital seguro, o seu filho pode correr sérios riscos se o utilizar sem supervisão:
- Exposição a conteúdos inadequados
- Cyberbullying, staking e assédio em linha
- Aliciamento e sextorção
- Fadiga por excesso de tempo no ecrã
- Distorção da autoimagem
- Fraudes
Conclusão
O Facebook criou uma versão mais segura do Messenger para crianças. Os pais podem criar contas para os seus filhos e ter mais controlo sobre as pessoas com quem interagem e os conteúdos que partilham ou recebem.
Ainda assim, há muitas melhorias a fazer. Não é claro como bloquear conteúdos impróprios no Facebook se não os pudermos rever e apagar antes de irem para a caixa de entrada. O mesmo se aplica às mensagens de texto, que não podem ser lidas a menos que se descarregue o histórico de conversação da criança.
Mas também há boas notícias. Se quiser proteger o seu filho das ameaças digitais, não precisa de esperar pelas actualizações das soluções existentes. O Parentaler, uma ferramenta avançada de controlo parental, já tem todas as funcionalidades de que necessita para uma monitorização proactiva. Experimente e crie um espaço mais seguro para o seu filho no Facebook!