O que é o aplicativo Calculadora falsa? Como detetar o aplicativo de calculadora falsa

Jim Jefferson
O que é a aplicação Calculadora falsa

As aplicações de calculadoras falsas são concebidas para se parecerem com calculadoras incorporadas, para que ninguém, exceto o proprietário do telemóvel, possa saber o que realmente se esconde por detrás do ícone da aplicação. 

É uma forma inteligente de manter as fotografias e ficheiros privados longe de olhares indiscretos, especialmente se estiver a lidar com pessoas cuja segunda natureza é "Mostre-me o que está aí fora".

No entanto, não são só os adultos que descarregam estas aplicações falsas para obterem alguma privacidade. As crianças e os adolescentes adoram-nas por várias razões. Como já deve ter adivinhado, uma delas é esconder fotografias ou vídeos que não querem que se vejam.

Por isso, se quiser evitar que os seus filhos partilhem conteúdos inadequados, tem de saber como detetar uma aplicação de calculadora falsa, como funciona e como a bloquear. Vamos explicar-lhe tudo.

bandeira

Como saber se a aplicação Calculadora é falsa?

Antes de mais, o que é uma aplicação de calculadora falsa para fazer batota?

Se já alterou o ícone da pasta no seu PC, sabe que é possível escolher uma imagem ou um logótipo e mudar o nome para outra coisa.

A aplicação da calculadora secreta não é mais do que uma pasta disfarçada que contém fotografias ou vídeos que o utilizador não quer que outros vejam.

Para se parecer com uma calculadora normal, o ícone da aplicação foi concebido com um teclado numérico. 

As ferramentas mais avançadas são cópias exactas das calculadoras predefinidas que pode encontrar no seu dispositivo, seja ele Android ou iOS.

A calculadora falsa pode até ter algumas funcionalidades adicionais, como operações matemáticas básicas - como adição, subtração, multiplicação e divisão - mas não será capaz de funcionar como uma calculadora verdadeira. 

Como funciona uma calculadora disfarçada de telemóvel?

O princípio subjacente à calculadora secreta é bastante simples: é uma pasta protegida por palavra-passe que contém ficheiros multimédia adicionados pelo utilizador.

Para abrir a aplicação Calculadora secreta, tem de introduzir a palavra-passe correta. Se estiver incorrecta, a aplicação apresenta um número que digitou, bem como a interface da calculadora. Pode até brincar com os números como se estivesse a utilizar uma calculadora normal.

As aplicações de calculadoras falsas são seguras?

Apps de calculadoras falsas

Toda a gente tem direito à privacidade, mas os nossos filhos, mesmo os adolescentes, têm de ser supervisionados quando exploram o mundo digital. 

Isto é especialmente verdade quando se trata de partilhar informações sensíveis. Quer queiramos quer não, os nossos filhos podem utilizar aplicações de calculadora falsas para esconder fotografias de nudez e enviá-las a alguém. É uma forma comum de os adolescentes explorarem a sua sexualidade. No entanto, a pessoa que recebe as fotografias pode mostrá-las a outras pessoas e prejudicar a reputação do seu filho.

Além disso, se o seu filho tirar essas fotografias para si próprio, os ficheiros podem ser interceptados por hackers ou cibercriminosos. A maioria das aplicações falsas contém vírus ou malware que podem roubar informações sensíveis do dispositivo do seu filho.

Como identificar um aplicativo de calculadora falsa no Android e iOS? 

Eis como detetar aplicações de calculadoras falsas no Android e iOS:

  1. Verificar a lista de aplicações instaladas no dispositivo do seu filho

Se encontrar duas aplicações de calculadora no telemóvel, é provável que uma delas seja falsa. Aqui está a lista das aplicações falsas mais populares que pode encontrar no dispositivo do seu filho:

  • Calculadora# (iOS)
  • InCalc (iOS)
  • Navegador da Calculadora Secreta (iOS)
  • Calculadora - cofre de fotografias (Android)
  • Calculadora - ocultar fotografias (Android)
  • Calculadora+ (Android)
  1. Aceder ao Google Play ou à App Store e procurar a aplicação

Esta é uma forma rápida de encontrar uma aplicação de calculadora se o seu filho tiver muitos ícones no ecrã inicial. Basta abrir o Google Play ou a App Store e procurar o nome exato da aplicação que vê no dispositivo do seu filho. Se não encontrar nada suspeito, pode procurar as aplicações de calculadoras falsas mais populares na loja que mencionámos anteriormente.

Se tiverem instalado a aplicação no dispositivo, verá a opção "desinstalar" junto à aplicação. 

  1. Verificar o tamanho da aplicação

Aqui está a fórmula secreta: o tamanho da pasta é a soma do tamanho original da aplicação da calculadora + os ficheiros de fotografias e vídeos ocultos. Se reparar que a aplicação de calculadora do seu filho está a ocupar mais espaço do que deveria, é provável que ele esteja a utilizar uma aplicação de calculadora falsa para ocultar as suas fotografias e vídeos privados. As aplicações falsas têm mais de 10 MB.

O meu filho está a utilizar uma calculadora falsa: O que devo fazer?

Os adolescentes utilizam sobretudo aplicações de calculadoras falsas para esconder imagens que não querem que se vejam. Podem enviá-las a alguém quando praticam sexting ou guardar os ficheiros para si próprios, sem saber que podem cair nas mãos erradas. As aplicações de cofre de calculadora contêm frequentemente malware que pode roubar dados pessoais.

Se suspeitar que o seu filho instalou uma calculadora falsa, estes passos podem ajudá-lo a protegê-lo.

Comece por procurar a aplicação da calculadora do cofre no telemóvel do seu filho. Existem algumas formas de o fazer, mas a mais fácil é utilizar uma ferramenta de controlo parental.

Aplicações avançadas de controlo parental como Parentaler permitem-lhe verificar a lista de aplicações instaladas no dispositivo do seu filho. A melhor parte é que pode bloqueá-las remotamente com um clique num botão. Como bónus, pode ler as mensagens de texto se o seu filho tiver descarregado uma aplicação de calculadora para iPhone para ocultar mensagens.

parentalidade

Siga estes passos para configurar o Parentaler:

  1. Criar a sua conta em parentaler.com
  2. Instale a aplicação no dispositivo do seu filho.
  3. Inicie sessão na sua conta Parentaler a partir de qualquer navegador Web.
  4. Selecione "Aplicações instaladas" no menu para ver as aplicações que o seu filho utiliza.
  5. Localize a aplicação da calculadora falsa. Para a bloquear, vá a "Bloquear aplicações" e selecione-a na lista. Clique em "Bloquear".

Dica: Se estiver preocupado com o conteúdo que o seu filho possa estar a partilhar através de aplicações ocultas, verifique as funcionalidades "Fotografias", "Mensagens" e "Gravador de ecrã". Uma vez que o Parentaler transfere todos os dados para a sua conta, pode ver o que o seu filho está a fazer no telemóvel em tempo real.

O que deve fazer a seguir? Iniciar um diálogo aberto com o seu filho. Este é o passo mais difícil e crucial, mas tem de o fazer. Fale sobre os potenciais perigos de esconder aplicações e incentive-o a ser aberto e honesto consigo. 

Palavras finais

Em suma, as aplicações de calculadora falsas representam um risco para a privacidade e segurança do seu filho. É crucial encontrá-las o mais rapidamente possível para evitar que as suas informações pessoais sejam divulgadas antes que seja demasiado tarde. A forma mais fácil de o fazer é utilizar uma aplicação de controlo parental como o Parentaler. Com a sua ferramenta de bloqueio de aplicações, pode facilmente detetar e bloquear quaisquer aplicações de cofre de calculadora no dispositivo do seu filho. 

Jim Jefferson é a voz por detrás das publicações do blogue Parentaler. Um verdadeiro especialista em segurança digital com mais de 10 anos de experiência em comportamento infantil. Ele se concentra em facilitar a vida dos pais, esclarecendo sua experiência digital.

Deixar uma resposta:

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


Pronto para se juntar a nós?
imagem de bandeira Experimentar agora