

A mídia social tem sido um dos avanços tecnológicos mais significativos da atualidade, aproximando as pessoas umas das outras e do mundo ao seu redor.
No entanto, embora a mídia social seja uma ferramenta poderosa, ela pode representar vários riscos para as crianças, principalmente se não for monitorada. Nos últimos anos, os incidentes de cyberbullying, aliciamento on-line e exposição a conteúdo inadequado aumentaram, o que levou os pais a se perguntarem: os pais devem controlar as atividades dos filhos nas mídias sociais?
Então, vamos explorar os prós e os contras de os pais monitorarem a atividade de mídia social de seus filhos.

Razões pelas quais os pais devem monitorar o uso da Internet por seus filhos
Os perigos das mídias sociais são numerosos e evidentes, com pesquisas mostrando que as mídias sociais prejudicam a saúde mental das crianças.
Os psicólogos associaram o uso excessivo das mídias sociais à ansiedade, depressão e baixa autoestima. Além disso, as mídias sociais podem ser viciantes, sendo que o vício em mídias sociais afeta 5-10% dos jovens.
Os riscos das mídias sociais vão além da saúde mental, com o cyberbullying e o aliciamento on-line em ascensão. Somente no Reino Unido, uma em cada dez crianças já foi vítima de aliciamento on-line.
Além disso, de acordo com um estudo do Pew Research Center, 59% dos adolescentes dos EUA sofreram cyberbullying ou assédio on-line. O mesmo estudo também descobriu que 16% dos adolescentes disseram ter recebido imagens explícitas que não pediram.
Como pais responsáveis, devemos ficar atentos às atividades on-line de nossos filhos e agir prontamente quando necessário. Ao monitorar ativamente o uso das mídias sociais, podemos salvaguardar efetivamente seu bem-estar mental e protegê-los de qualquer conteúdo prejudicial.
Prós e contras do monitoramento da mídia social pelos pais

Prós:
1. Proteja as crianças contra predadores on-line
Os predadores on-line estão em toda parte e podem usar as mídias sociais para se aproveitar de crianças ingênuas. Esses predadores geralmente se aproveitam das crianças fingindo ser alguém que não são. Os pais podem detectar mensagens ou interações suspeitas nos perfis de seus filhos e ensiná-los sobre os perigos de compartilhar informações pessoais on-line.
2. Prevenir o cyberbullying
O cyberbullying é um problema grave que pode ter efeitos duradouros na saúde mental das crianças. Os pais podem identificar rapidamente qualquer sinal de bullying monitorando as contas de mídia social de seus filhos e ajudá-los a lidar com a situação. Os pais também podem ensinar seus filhos a lidar com o cyberbullying, por exemplo, denunciando-o aos administradores da plataforma e conversando com adultos de confiança.
3. Monitorar a saúde mental das crianças
Os pais devem monitorar as mídias sociais de seus filhos? Sim, se a criança tiver risco de ter problemas mentais. As mídias sociais afetam profundamente a saúde mental das crianças, e o monitoramento de suas atividades nas mídias sociais pode ajudar os pais a identificar quaisquer problemas logo no início. Os pais podem descobrir se seus filhos estão sofrendo de depressão, ansiedade ou outros problemas de saúde mental prestando atenção ao que eles publicam, compartilham ou gostam nas mídias sociais. Os pais podem, então, oferecer a seus filhos o apoio e os recursos necessários para lidar com esses problemas.
4. Identificação de atividades ilegais
Infelizmente, algumas crianças podem se envolver em atividades ilegais, incluindo cyberbullying e sexting. Ao monitorar as mídias sociais, os pais podem observar qualquer atividade ilegal e denunciá-la antes que fique fora de controle. Pais bem informados sobre a atividade on-line de seus filhos podem tomar providências imediatamente, antes que ocorram consequências permanentes.
5. Crie confiança e comunicação aberta
O monitoramento das atividades de mídia social dos filhos pode ajudar os pais a desenvolver confiança e comunicação aberta com os filhos. Os pais podem demonstrar seu apoio e interesse ao se envolverem na vida on-line de seus filhos, e é mais provável que os filhos se abram e compartilhem suas preocupações com os pais. As crianças que se sentem apoiadas e compreendidas têm menos probabilidade de se envolver em comportamentos de risco on-line.
Contras:
1. Questões de confiança
Ao monitorar as contas de mídia social de seus filhos, os pais podem, sem querer, comunicar que não confiam neles para tomar boas decisões on-line. Isso pode levar a uma ruptura no relacionamento entre pais e filhos e diminuir o nível de confiança e abertura que deve existir na família. Os pais devem confiar em seus filhos e orientá-los a navegar com segurança e responsabilidade nas mídias sociais.
2. Mal-entendido
As crianças e os adolescentes costumam usar gírias e acrônimos on-line, e os pais podem não entendê-los. Isso pode gerar confusão e causar discussões e conflitos desnecessários. Quando os pais não entendem o que os filhos estão discutindo, isso pode levar a suposições e acusações incorretas.
3. Ressentimento
Quando as crianças sentem que estão sendo monitoradas muito de perto, elas podem começar a se ressentir dos pais e a se rebelar. Isso pode fazer com que elas se esforcem para esconder coisas de seus pais, se esgueirando e se envolvendo em comportamentos de risco. Quando as crianças sentem que não são confiáveis, elas podem começar a achar que têm algo a esconder, mesmo que não tenham.
Qual é uma maneira confiável e eficaz de monitorar as crianças?
Portanto, a resposta à pergunta: "Os pais devem ter acesso às contas de redes sociais de seus filhos?" só você pode dar. Mas quando se trata de monitorar a mídia social de seu filho, a melhor maneira é usar o aplicativo Parentaler.
O Parentaler é um aplicativo de controle parental que tudo vê que permite que você mantenha seus filhos seguros observando a atividade on-line deles e recebendo alertas personalizados quando algo estiver acontecendo. Ele permite monitorar as contas de mídia social, as mensagens de texto e o histórico de navegação na Internet de seus filhos.
Com o Parentaler, você pode configurar alertas personalizados para ser notificado se seu filho enviar ou receber uma mensagem contendo palavras-chave ou frases específicas. Também é possível visualizar todo o histórico de mensagens, para que você sempre saiba o que ele está dizendo e para quem.
Por que os pais devem monitorar as mídias sociais de seus filhos?
Monitorar as mídias sociais de seus filhos não significa espionar ou invadir a privacidade deles. Trata-se de garantir a segurança deles em uma era digital em que as ameaças estão a apenas um clique de distância.
Ao ter acesso às mídias sociais de seu filho, você pode orientá-lo no caminho da cidadania digital responsável, ajudá-lo a entender as implicações de suas ações on-line e protegê-lo de possíveis danos.
Mas não se esqueça de encontrar um equilíbrio. A comunicação aberta sobre o motivo pelo qual você está monitorando as mídias sociais pode ajudar a aliviar os sentimentos de desconfiança. Incentive seu filho a compartilhar suas experiências on-line e discutir quaisquer preocupações ou incidentes.
Embora seja fundamental respeitar a privacidade de seus filhos, a segurança deles deve ser sempre a prioridade. Com monitoramento cuidadoso e diálogo aberto, os pais podem ajudar seus filhos a navegar no complexo mundo das mídias sociais com segurança e responsabilidade.
Usou o Parentaler para filtragem da Web. Aplicativo prático para controle remoto. Também experimentamos o Family link, mas o Parentaler é melhor. Posso adicionar qualquer site à lista negra e removê-lo rapidamente.