

De acordo com as estatísticas, 69% de conteúdos para adultos acedidos por adolescentes foi visualizado num smartphone. Hoje em dia, é simples aceder a este tipo de materiais, mesmo que os espectadores sejam crianças com smartphones. É então que se começa a perguntar como bloquear sites no iPhone sem tempo de ecrã.
Felizmente, existem alguns métodos que facilitam a restrição do acesso a determinados cantos da Internet. Vejamos quatro métodos que podem manter os seus filhos seguros.
É possível bloquear um sítio Web no iPhone?
Sim, é possível bloquear sítios Web no iPhone utilizando algumas dicas e truques. Isto pode ser feito em diferentes situações, como o bloqueio de conteúdos para adultos, conteúdos nocivos ou sítios Web que o distraiam a si ou a outra pessoa.
O iOS implementou algumas funcionalidades que permitem restringir os sítios Web no iPhone sem grandes problemas. No entanto, apesar da existência de ferramentas nativas, as aplicações de terceiros e as definições fora do iOS podem proporcionar-lhe um maior controlo.
Hoje em dia, as crianças e os adolescentes são muito bons com a tecnologia, pelo que encontrarão formas de se furtarem às opções de segurança que implementou. Com algumas opções alternativas, terá mais paz de espírito e o seu filho adolescente manter-se-á afastado de conteúdos inadequados.
Como bloquear um site num iPhone?
Quando os meus filhos receberam os seus primeiros iPhones, fiquei extremamente preocupada com o que eles iriam ver na Internet. Por vezes, os conteúdos para adultos podem ser enviados para alguém, mesmo sem eles pedirem.
Era algo de que eu estava a tentar protegê-los e, por isso, já há algum tempo que me perguntava como bloquear maus sítios Web no iPhone. Eis os principais métodos que funcionaram melhor:
Bloquear maus sítios Web no iPhone com o Parentaler
O Parentaler é a melhor aplicação para qualquer pai preocupado que pretenda proibir sítios Web no iPhone. É o tipo de programa que lhe dá acesso ao telemóvel do seu filho remotamente, para que não tenha de tirar constantemente o dispositivo físico do seu filho.
É uma aplicação de controlo parental que mantém os seus filhos seguros, permitindo-lhe ver o histórico do navegador, mas também chamadas, mensagens, redes sociais, fotografias, vídeos e muito mais.
A funcionalidade do bloqueador de conteúdos para adultos é a mais útil. Permite-lhe verificar a atividade dos seus filhos na Internet e os sítios que visitam. Permite-lhe também bloquear remotamente os sítios pornográficos. No entanto, também é possível bloquear outros tipos de sítios Web para adultos, como plataformas que partilham conteúdos violentos.
Como banir sítios Web no iPhone através do Parentaler?
Se quiser bloquear um sítio Web no iPhone utilizando o Parentaler, o processo é bastante simples. Não precisa de ser um especialista em tecnologia para o fazer.
Eis os passos que deve seguir para bloquear com êxito todos os conteúdos nocivos que não quer que os seus filhos vejam:
Passo 1. Responda a algumas perguntas rápidas para que o Parentaler personalize a sua experiência. Se o que pretende é bloquear sites para adultos, o Parentaler pode sugerir algumas funcionalidades que o façam.
Passo 2. Criar uma conta Parentaler. Tem de fornecer o seu nome e endereço de correio eletrónico, bem como alguns outros dados básicos.
Passo 3. Escolha um plano Parentaler adequado às suas necessidades. Pode optar por um plano de 3 meses ou de um ano.
Passo 4. Quando terminar, o Parentaler enviar-lhe-á algumas instruções sobre como instalar a aplicação no dispositivo do seu filho.
Passo 5. Utilize o painel de controlo da aplicação para ver o histórico do seu filho e bloquear o acesso a plataformas específicas.
Experimente a filtragem de DNS

Outro bom método que o ajudará a descobrir como bloquear sítios Web no iPhone é a filtragem DNS. Este método funciona através do bloqueio de plataformas e da alteração da forma como um dispositivo as encontra. A sua vantagem é que funciona em qualquer navegador ou aplicação. Também se pode aplicar à navegação privada.
Eis como pode configurar a filtragem de DNS:
Passo 1. Aceda às Definições do iPhone e desbloqueie a funcionalidade.
Passo 2. Toque em Wi-Fi no menu para aceder às definições da sua rede sem fios.
Passo 3. Ligar à rede Wi-Fi, que será modificada.
Passo 4. Clique no pequeno "i" à direita da rede a que está ligado. Abrir-se-ão opções adicionais.
Passo 5. Verá a secção DNS abaixo. Por predefinição, estará definida como Automática. Altere-a para "Manual".
Passo 6. Também é possível introduzir servidores DNS personalizados. Serviços como o 1.1.03 podem funcionar para bloquear conteúdos nocivos.
Passo 7. Guarde as definições quando terminar e feche o menu Wi-Fi.
Passo 8. Tente aceder aos sítios Web que pretende restringir utilizando o browser. A página redireccionada deve apresentar um erro se tiver as configurações de DNS corretas.
Instalar a aplicação BlockSite

A aplicação BlockSite é uma poderosa aplicação de terceiros que lhe ensina a bloquear sítios Web específicos no iPhone sem Screen Time. Este software permite que qualquer utilizador bloqueie aplicações e sites prejudiciais ou que distraiam. Como pai, pode utilizá-lo para controlo parental e produtividade ou como forma de se desintoxicar digitalmente.
Eis como instalar esta aplicação e utilizá-la para bloquear sítios Web:
Passo 1. Aceda à App Store e instale o BlockSite.
Passo 2. Escolha para ativar as notificações e as definições de VPN.
Passo 3. Na página inicial, selecione "Bloquear algo".
Passo 4. Decida quais as categorias que pretende banir. Também pode bloquear sítios Web com base no respetivo URL.
Passo 5. Selecione o dia e o período durante os quais pretende restringir o acesso.
Definir restrições ao nível do router

Se pretender bloquear permanentemente os sites no iPhone, pode adotar uma abordagem mais séria, definindo restrições ao nível do router. Eis como isto funciona:
A maioria dos routers modernos permite-lhe bloquear sítios Web no Safari sem Screen Time com funcionalidades de bloqueio de sítios Web incorporadas.
Passo 1. No seu dispositivo, abra o navegador Web.
Passo 2. Introduza o endereço IP do seu router.
Passo 3. Inicie sessão para ter acesso às definições do router.
Passo 4. Aceda à ferramenta de bloqueio de sítios disponível para o seu router.
Passo 5. Introduza os URLs dos sítios Web que pretende bloquear. Alguns routers também permitem bloquear categorias específicas.
Passo 6. Guardar todas as alterações.
Passo 7. Reinicie o seu router para implementar as alterações imediatamente.
A linha de fundo
Se tem estado a pensar como bloquear sítios Web no iPad sem Screen Time, ficará satisfeito por saber que existem várias opções. Pode utilizar o BlockSite, restrições ao nível do router ou filtragem de DNS para bloquear determinadas plataformas online.
No entanto, quando o Screen Time não bloqueia os sítios Web, a melhor opção é o Parentaler. Este programa oferece funcionalidades superiores de controlo parental. Por exemplo, permite-lhe verificar o histórico de alguém e até proibir o acesso a plataformas específicas. Isto proporciona paz de espírito e garante que o seu filho está sempre em segurança.